Clube Ciência - Rede de clubes Ciência Viva

Início Agrupamento Projetos Clube Ciência Viva
cartaz ciência viva

Caraterização do projeto

O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua tem como objetivos alterar as dinâmicas na sala de aula através do trabalho experimental e prático da área das ciências exatas e experimentais, contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promover a divulgação científica, a literacia científica, a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a resolução de problemas, o espírito crítico, a comunicação em ciência e o desenvolvimento de competências sociais, digitais e científicas.

Para a concretização destes objetivos o estabelecimento de parcerias possibilitou a proximidade da comunidade educativa com a comunidade local e com a comunidade científica, potenciando, deste modo, um ambiente propício para fazer, aprender e divulgar ciência, assente numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.


Atividades / Noticías

imagem da mesa da ciência

PALESTRA “CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ATÉ ONDE NOS LEVA?”

Com o objetivo de promover a reflexão sobre o conhecimento científico na atualidade e no futuro, no dia 23 de fevereiro, realizou-se no Centro Cultural de Tábua, a palestra subordinada ao tema: Conhecimento Científico: até onde nos leva?

A atividade inseriu-se no domínio de articulação curricular entre a disciplina de Filosofia e o Clube de Ciência Viva, no Agrupamento de Escolas de Tábua, destinada aos alunos do 10º e do 11º ano do ensino regular e permitiu a reflexão com investigadores e professores.

A pergunta de base, Conhecimento Científico: até onde nos leva?, teve como propósito a abertura para novas perguntas que nos permitiram refletir, sob uma perspetiva epistemológica e crítica, acerca dos métodos, técnicas, progressos, benefícios, dificuldades e limites do conhecimento científico no século XXI.

Ressalvamos, ainda, a presença de Encarregados de Educação, bem como de antigos alunos deste Agrupamento que integraram o painel de oradores.

 


imagem do robo

Rota da Energia-Mobilizar para a Ação Climática

Com o intuito de aumentar a literacia energética, os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tábua participaram no dia 1 de fevereiro, no Centro Cultural de Tábua na atividade, Rota da Energia-Mobilizar para a Ação Climática. Tratou-se de uma atividade da Responsabilidade da ADENE, Agência para a Energia em articulação com a Comunidade Intermunicipal de Tábua, Câmara Municipal de Tábua, Clube Ciência Viva na Escola e o grupo disciplinar de Física Química do Agrupamento de Escolas de Tábua.

foto da energia 1 foto da energia 2

 

 


cartaz da Palestra

Palestra “Que energia no futuro?”

A Unesco declarou 2022 o Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável. A energia tem assumido centralidade em inúmeras áreas como a investigação, inovação, indústria, agricultura, transportes, serviços e política económica. No contexto europeu, a Comissão Europeia assume um papel preponderante em matéria de produção legislativa no tocante às estratégias que cada Estado Membro da União Europeia deve implementar.

Neste enquadramento, O Clube de Ciência Viva na Escola organizou a palestra “Que energia no futuro?” proferida pela Professora Ana Isabel Sousa do Agrupamento de Escolas de Tábua. A atividade decorreu no dia 3 de novembro de 2022, no Centro Cultural de Tábua e teve como destinatários os alunos do Ensino Secundário de todas as turmas do 10º e 11ºano de escolaridade. A Professora Ana Isabel Sousa integrou a equipa da unidade C2, da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. Esta equipa tem como foco a apresentação de políticas para a descarbonização e sustentabilidade das fontes energéticas, apresentação de medidas para a descarbonização e diminuição das emissões de metano.

foto da palestra 1
foto da palestra 2

 

 


Atividades do ano letivo 2021/2022

Do espectro de trabalhos realizados no Clube Ciência Viva na Escola destacam-se projetos de investigação (“Conhecer a Drosophila melanogaster”, “Produção de biodiesel”, “Esfoliante para pés”) workshops, exposições (Tabela Periódica Interativa, Tabela Periódica construída pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho de Tábua e pela Academia Sénior de Tábua, de modo a assinalar a comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica, modelos moleculares, “π-o Famoso Irracional” e exposição na Biblioteca Escolar das atividades realizadas no clube), atividades experimentais diversificadas, concursos (“Do laboratório para a cozinha”, “Carrinhos movidos a ar”), show de divulgação científica, ”Química por Tabela”, palestras/seminários ( “Células Estaminais”, “Histórias do Arco da Velha”, “O desafio da Sustentabilidade da Região Centro de Portugal”) e visitas de estudo ( Instalações BLC3 –Campus de Inovação Tecnológica, Museu do Quartzo, Termas de S. Pedro do Sul). A contribuição do Clube Ciência Viva na Escola para a comunidade escolar possibilitou o fortalecimento da literacia científica e ajudou a desmistificar o papel da ciência na sociedade digitalis e do conhecimento.