O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua tem como objetivos alterar as dinâmicas na sala de aula através do trabalho experimental e prático da área das ciências exatas e experimentais, contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promover a divulgação científica, a literacia científica, a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a resolução de problemas, o espírito crítico, a comunicação em ciência e o desenvolvimento de competências sociais, digitais e científicas.
Para a concretização destes objetivos o estabelecimento de parcerias possibilitou a proximidade da comunidade educativa com a comunidade local e com a comunidade científica, potenciando, deste modo, um ambiente propício para fazer, aprender e divulgar ciência, assente numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 7º ano e do Clube Ciência Viva na Escola, os alunos simularam a formação de fósseis (fossilização), usando gesso, plasticina e glicerina.
Simulou-se a moldagem – com o gesso e a plasticina – e a conservação – com a glicerina.
Os trabalhos foram orientados pelas professoras Cindy Ferreira, Helena Póvoa e Maria João Leal e encontram-se expostos nas bibliotecas escolares da Escola Secundária (fotografias nº1, nº2 e nº3) e da Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta (fotografias nº4, nº5, nº6, nº7, nº8 e n.º9).
Os fósseis são restos de seres vivos do passado ou vestígios da sua atividade que ficaram preservados em rochas ou noutros materiais naturais.
Os somatofósseis são fósseis de restos de partes do corpo dos seres vivos, como dentes, ossos, conchas ou troncos de árvores.
Os icnofósseis são fósseis de vestígios da atividade dos seres vivos, como excrementos (coprólitos), pegadas, tocas, ninhos ou ovos sem embrião.
Pelo registo fóssil é possível concluir que:
O estudo dos fósseis permite ir respondendo a questões como:
A atividade Oratória em Ciência, dinamizada no dia 14 de março pelo Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua, em colaboração com a biblioteca da Escola Secundária de Tábua teve como principais objetivos a promoção da cultura e a da educação científica bem como o desenvolvimento de competências de comunicação.
Os alunos do 11º A e do 12ª A da Escola Secundária de Tábua apresentaram comunicações de índole científica de várias áreas desde a Física, a Química e a Biologia.
Todos os alunos estão de parabéns pelas magníficas comunicações
A preocupação com a segurança no laboratório foi o tema dominante na sessão organizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, destinada aos alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologia. A atividade foi dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Tábua no dia 29 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Tábua.
A abordagem centrou-se na importância de conhecer os riscos associados ao manuseamento de equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos, bem como a adoção de uma cultura de segurança para prevenir e minimizar os riscos a que se pode estar exposto, no laboratório.
A componente prática incidiu na utilização dos diferentes tipos de extintores em simulações de focos de incêndio.
Fica expresso o agradecimento pela disponibilidade e partilha de conhecimento.
Fomentar uma cultura científica e tecnológica partindo de uma matriz histórica, que permita compreender a importância e a influência da ciência nas sociedades foi o principal objetivo da palestra "História da Ciência: De Demócrito a Higgs", realizada no dia 30 de novembro.
A atividade foi promovida pelo Clube Ciência Viva na Escola e direcionada aos alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias do 10º, 11º e 12º ano de escolaridade.
Fica expresso o agradecimento pela disponibilidade e partilha de conhecimento.
Com o objetivo de promover a reflexão sobre o conhecimento científico na atualidade e no futuro, no dia 23 de fevereiro, realizou-se no Centro Cultural de Tábua, a palestra subordinada ao tema: Conhecimento Científico: até onde nos leva?
A atividade inseriu-se no domínio de articulação curricular entre a disciplina de Filosofia e o Clube de Ciência Viva, no Agrupamento de Escolas de Tábua, destinada aos alunos do 10º e do 11º ano do ensino regular e permitiu a reflexão com investigadores e professores.
A pergunta de base, Conhecimento Científico: até onde nos leva?, teve como propósito a abertura para novas perguntas que nos permitiram refletir, sob uma perspetiva epistemológica e crítica, acerca dos métodos, técnicas, progressos, benefícios, dificuldades e limites do conhecimento científico no século XXI.
Ressalvamos, ainda, a presença de Encarregados de Educação, bem como de antigos alunos deste Agrupamento que integraram o painel de oradores.
Com o intuito de aumentar a literacia energética, os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tábua participaram no dia 1 de fevereiro, no Centro Cultural de Tábua na atividade, Rota da Energia-Mobilizar para a Ação Climática. Tratou-se de uma atividade da Responsabilidade da ADENE, Agência para a Energia em articulação com a Comunidade Intermunicipal de Tábua, Câmara Municipal de Tábua, Clube Ciência Viva na Escola e o grupo disciplinar de Física Química do Agrupamento de Escolas de Tábua.
A Unesco declarou 2022 o Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável. A energia tem assumido centralidade em inúmeras áreas como a investigação, inovação, indústria, agricultura, transportes, serviços e política económica. No contexto europeu, a Comissão Europeia assume um papel preponderante em matéria de produção legislativa no tocante às estratégias que cada Estado Membro da União Europeia deve implementar.
Neste enquadramento, O Clube de Ciência Viva na Escola organizou a palestra “Que energia no futuro?” proferida pela Professora Ana Isabel Sousa do Agrupamento de Escolas de Tábua. A atividade decorreu no dia 3 de novembro de 2022, no Centro Cultural de Tábua e teve como destinatários os alunos do Ensino Secundário de todas as turmas do 10º e 11ºano de escolaridade. A Professora Ana Isabel Sousa integrou a equipa da unidade C2, da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. Esta equipa tem como foco a apresentação de políticas para a descarbonização e sustentabilidade das fontes energéticas, apresentação de medidas para a descarbonização e diminuição das emissões de metano.