Clube Ciência - Rede de clubes Ciência Viva

Início Agrupamento Projetos Clube Ciência Viva
cartaz ciência viva

Caraterização do projeto

O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua tem como objetivos alterar as dinâmicas na sala de aula através do trabalho experimental e prático da área das ciências exatas e experimentais, contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promover a divulgação científica, a literacia científica, a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a resolução de problemas, o espírito crítico, a comunicação em ciência e o desenvolvimento de competências sociais, digitais e científicas.

Para a concretização destes objetivos o estabelecimento de parcerias possibilitou a proximidade da comunidade educativa com a comunidade local e com a comunidade científica, potenciando, deste modo, um ambiente propício para fazer, aprender e divulgar ciência, assente numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.


Atividades / Noticías

Atividade "Oratória em Ciência"

A atividade Oratória em Ciência, dinamizada no dia 14 de março pelo Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua, em colaboração com a biblioteca da Escola Secundária de Tábua teve como principais objetivos a promoção da cultura e a da educação científica bem como o desenvolvimento de competências de comunicação.

Os alunos do 11º A e do 12ª A da Escola Secundária de Tábua apresentaram comunicações de índole científica de várias áreas desde a Física, a Química e a Biologia.

Todos os alunos estão de parabéns pelas magníficas comunicações

 

 


Atividade "Segurança em laboratórios"

A preocupação com a segurança no laboratório foi o tema dominante na sessão organizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, destinada aos alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologia. A atividade foi dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Tábua no dia 29 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Tábua.

A abordagem centrou-se na importância de conhecer os riscos associados ao manuseamento de equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos, bem como a adoção de uma cultura de segurança para prevenir e minimizar os riscos a que se pode estar exposto, no laboratório.

A componente prática incidiu na utilização dos diferentes tipos de extintores em simulações de focos de incêndio.

Fica expresso o agradecimento pela disponibilidade e partilha de conhecimento.

 

 


PALESTRA "História da Ciência: De Demócrito a Higgs"

Fomentar uma cultura científica e tecnológica partindo de uma matriz histórica, que permita compreender a importância e a influência da ciência nas sociedades foi o principal objetivo da palestra "História da Ciência: De Demócrito a Higgs", realizada no dia 30 de novembro.

A atividade foi promovida pelo Clube Ciência Viva na Escola e direcionada aos alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias do 10º, 11º e 12º ano de escolaridade.

Fica expresso o agradecimento pela disponibilidade e partilha de conhecimento.

foto da história da Ciência 1
foto da história da Ciência 1
foto da história da Ciência 1

 

 


Atividades do ano letivo 2022/2023

imagem da mesa da ciência

PALESTRA “CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ATÉ ONDE NOS LEVA?”

Com o objetivo de promover a reflexão sobre o conhecimento científico na atualidade e no futuro, no dia 23 de fevereiro, realizou-se no Centro Cultural de Tábua, a palestra subordinada ao tema: Conhecimento Científico: até onde nos leva?

A atividade inseriu-se no domínio de articulação curricular entre a disciplina de Filosofia e o Clube de Ciência Viva, no Agrupamento de Escolas de Tábua, destinada aos alunos do 10º e do 11º ano do ensino regular e permitiu a reflexão com investigadores e professores.

A pergunta de base, Conhecimento Científico: até onde nos leva?, teve como propósito a abertura para novas perguntas que nos permitiram refletir, sob uma perspetiva epistemológica e crítica, acerca dos métodos, técnicas, progressos, benefícios, dificuldades e limites do conhecimento científico no século XXI.

Ressalvamos, ainda, a presença de Encarregados de Educação, bem como de antigos alunos deste Agrupamento que integraram o painel de oradores.

 


imagem do robo

Rota da Energia-Mobilizar para a Ação Climática

Com o intuito de aumentar a literacia energética, os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tábua participaram no dia 1 de fevereiro, no Centro Cultural de Tábua na atividade, Rota da Energia-Mobilizar para a Ação Climática. Tratou-se de uma atividade da Responsabilidade da ADENE, Agência para a Energia em articulação com a Comunidade Intermunicipal de Tábua, Câmara Municipal de Tábua, Clube Ciência Viva na Escola e o grupo disciplinar de Física Química do Agrupamento de Escolas de Tábua.

foto da energia 1 foto da energia 2

 

 


cartaz da Palestra

Palestra “Que energia no futuro?”

A Unesco declarou 2022 o Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável. A energia tem assumido centralidade em inúmeras áreas como a investigação, inovação, indústria, agricultura, transportes, serviços e política económica. No contexto europeu, a Comissão Europeia assume um papel preponderante em matéria de produção legislativa no tocante às estratégias que cada Estado Membro da União Europeia deve implementar.

Neste enquadramento, O Clube de Ciência Viva na Escola organizou a palestra “Que energia no futuro?” proferida pela Professora Ana Isabel Sousa do Agrupamento de Escolas de Tábua. A atividade decorreu no dia 3 de novembro de 2022, no Centro Cultural de Tábua e teve como destinatários os alunos do Ensino Secundário de todas as turmas do 10º e 11ºano de escolaridade. A Professora Ana Isabel Sousa integrou a equipa da unidade C2, da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. Esta equipa tem como foco a apresentação de políticas para a descarbonização e sustentabilidade das fontes energéticas, apresentação de medidas para a descarbonização e diminuição das emissões de metano.

foto da palestra 1
foto da palestra 2