Perfil São alunos que gostam de artes, apreciam criar, interpretar e estão recetivos a desenvolver as capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural. Além disso gostam de Design e estão atentos ao que se passa no mundo e têm uma postura crítica sobre os acontecimentos e da arte. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, Arte e Design, Cinema e Audiovisual, Educação Artística, História da Arte, Pintura e Escultura, Antropologia, Turismo, entre outros.
O curso de Artes Visuais pelas suas disciplinas oferece a possibilidade de acederes a cursos superiores em várias áreas, como por exemplo:
■ Animação Sociocultural;
■ Antropologia;
■ Arqueologia;
■ Arquitetura;
■ Arte e Design;
■ Artes decorativas;
■ Artes plásticas;
■ Cinema e Audiovisual;
■ Computação Gráfica e Multimédia;
■ Comunicação e Multimédia;
■ Conservação e Restauro;
■ Design;
■ Educação Artística;
■ Engenharia Informática;
■ Engenharia Mecânica;
■ História da Arte
■ Marketing;
■ Pintura e Escultura;
■ Teatro;
■ Turismo;
■ Entre outros ...
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | DISCIPLINAS |
---|---|
GERAL | Português |
Língua Estrangeira I, II ou III (a) | |
Filosofia | |
Educação Física | |
ESPECÍFICA | Desenho A |
Opção (b)
Geometria Descritiva A História da Cultura e das Artes Matemática B |
|
Opção (c)
Oficina de Artes Oficina de Multimédia B Materiais e Tecnologias |
|
Opção (d)
Aplicações Informáticas B (e) Direito (e) Economia C (e) Geografia C (e) Psicologia B (e) Filosofia A (e) Língua Estrangeira I, II, III (e)* |
|
Educação Moral e Religiosa (f) |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).
(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.
(f) Disciplina de frequência facultativa.
(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.