Decorreu no passado dia 16 de dezembro, no Pavilhão da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Tábua, um grande momento de desporto, convívio e fair play com a realização do Torneio de Basquetebol 3x3, que reuniu 208 alunos, distribuídos por 56 equipas, representando todos os ciclos dos 5º,6º, 7º, 8º 9º, de escolaridade, e ainda os alunos do secundário, do Agrupamento de Escolas de Tábua.
Ao longo do dia, o entusiasmo esteve sempre presente, com jogos dinâmicos, muita energia e um excelente espírito desportivo entre participantes e público. O torneio destacou-se não só pela elevada adesão, mas também pelo envolvimento de alunos de diferentes idades, promovendo a inclusão, o trabalho em equipa e hábitos de vida saudáveis.
Este evento contou com a organização e colaboração dos professores de Educação Física dos grupos 260 e 620, bem como com o apoio fundamental dos alunos do 10.º e 12.º ano do Curso Profissional de Desporto e dos assistentes operacionais, tendo todos contribuído de forma exemplar para a organização e dinamização da atividade.
A iniciativa foi um verdadeiro sucesso e demonstrou, mais uma vez, a importância do desporto escolar como espaço de partilha, diversão e desenvolvimento pessoal. Parabéns a todos os participantes, organizadores e colaboradores por tornarem este evento memorável! 👏🏀
Aqui ficam alguns momentos
No dia 4 de dezembro de 2025, realizou-se, no Estádio Municipal de Tábua, o Corta-Mato Escolar, no qual participaram 188 alunos, dos diversos escalões etários, nos quais se incluem 42 alunos das turmas de 4º ano do Agrupamento.
A atividade foi organizada pelo grupo de educação física do Agrupamento, contando com o importante apoio dos alunos do curso profissional de técnico de desporto do 10º e 12º anos.
Apesar de ter sido a primeira vez que o Corta-Mato foi realizado no Estádio Municipal, podemos afirmar que a mesma foi um sucesso. Ao longo da manhã foram realizadas cinco provas e as respetivas entregas de prémios.
Realça-se o fair play, empenho e desportivismo de todos os alunos envolvidos.
Certos de que o sucesso de qualquer organização depende do trabalho “invisível” de muitos, o nosso agradecimento a todos os envolvidos, professores, alunos, funcionários, sem esquecer o apoio da Câmara Municipal de Tábua que, ao ceder transporte e instalações, permitiu que os alunos do Agrupamento pudessem participar na atividade.
Aqui ficam alguns momentos
A Escola Secundária de Tábua promoveu no dia 12 de novembro, o Torneio de Jogos Tradicionais 2025/2026, reunindo 129 alunos organizados em 39 equipas de diferentes ciclos de ensino. A atividade foi dinamizada pelos alunos do Curso Profissional de Desporto – turma 10PA2, no âmbito da disciplina de Jogos Desportivos Coletivos.
Devido à chuva, o evento decorreu no pavilhão da escola, envolvendo 18 jogos tradicionais e contando com o apoio de seis professores e dois professores estagiários. O torneio desenvolveu-se num ambiente de entusiasmo e convívio, mostrando mais uma vez o interesse dos alunos pelas tradições populares.
A iniciativa foi considerada um sucesso e deixou um sentimento comum entre participantes e organização: “se depender de nós, para o ano há mais — e com ainda mais energia para jogar, rir e ganhar!”
Aqui ficam alguns momentos
No dia 17 de fevereiro, decorreu o Mega Sprinter, no Estádio Municipal de Tábua, entre as 8:45h e as 17:20h, com a participação de 220 alunos do Agrupamento, do 5º ao 12º ano. A atividade foi organizada pelo aluno Miguel Pessoa, do 12ºPA2, no âmbito da aplicação prática da sua Prova Aptidão Profissional, sob a orientação da professora Sandra Bompastor e o apoio dos professores de educação física. Na dinamização da mesma estiveram envolvidos os alunos das turmas do curso profissional de técnico de desporto.
O Mega Sprinter é constituído por 4 provas distintas: Mega Salto, Mega Lançamento, Mega Sprint e Mega Km, nas quais os alunos se inscreveram de acordo com as suas preferências, totalizando 676 momentos competitivos.
Nos dias 14 e 15 de fevereiro realizou-se, em Coimbra, o corta-mato nacional, no qual o Agrupamento esteve representado pelo aluno Joaquim Monteiro, acompanhado pela professora Sandra Bompastor.
Esta é uma das mais emblemáticas provas desportivas do Desporto Escolar, tendo participado mais de 1000 alunos, acompanhados por 300 professores, vindos de todo o país.
É com orgulho que destacamos a excelente prestação do Joaquim, sagrando-se vice-campeão nacional, na sua prova/classificação.
Parabéns, Joaquim!
No passado dia 28 de novembro realizou-se na ES Tábua o Corta Mato Escolar 24/25.
Na atividade participaram mais de 200 alunos, distribuídos por os mais diversos escalões e género.
Teve, também, a presença e participação dos alunos do 4º ano das várias escolas do AE de Tábua.
Realça-se o fair play, empenho e desportivismo de todos os atletas envolvidos.
No dia 27 de setembro comemorou-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, com a realização de atividades desportivas, envolvendo turmas do 4º ao 12ºano, num total de 260 participantes.
Ao longo do dia os alunos puderam experienciar atividades desportivas que não fazem parte dos seus currículos (Boccia, Step, Remo Indoor, Golfe e Escalada), com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, bem como dar a conhecer modalidades que, por vezes, são desconhecidas dos alunos.
Os professores contaram com a colaboração dos alunos das turmas do curso profissional de desporto, responsáveis pelo apoio e dinamização das atividades.
O balanço da atividade é bastante positivo, particularmente pela experiência proporcionada aos alunos de 4ºano.
No dia 20 de fevereiro decorreu, no Estádio Municipal de Tábua, o Mega Sprinter Escolar 2024. Teve a participação de cerca de 200 alunos, distribuídos pelos diversos ciclos de escolaridade. A organização da atividade do PAA foi da responsabilidade da aluna Rafaela Marques do 12ºPB, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional e do Grupo de Educação Física, contando ainda com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto, das turmas 10ºPA2, 11ºPA2 e 12ºPB e dos professores do Núcleo de Estágio de Educação Física.
Regista-se assim a excelência da atividade pelo espírito competitivo, mas sempre com o respeito pelo outro, bem como uma atitude de grande desportivismo e fair play.