Projeto de Educação para a Saúde

Início Agrupamento Projetos Educação Para a Saúde

Educação Para a Saúde

No Sistema Educativo, cada vez mais, surgem novos desafios que se colocam: a par do trabalho de gestão de conhecimentos e competências, que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia, organizados em disciplinas. A escola deve, também, educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos. De acordo com o Despacho n.º 12.045/2006 (2.ª série), publicado no Diário da República n.º 110 de 7 de Junho, referente ao Programa Nacional de Saúde Escolar “A escola ocupa um lugar central na ideia de saúde.

Aí aprendemos a configurar as ‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como social, serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes”. (Constantino Sakellarides. in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999).

logo coordenadora Saúde

RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Isabel Marina Mendes Sousa

isabelmarina@aetabua.pt

foto course_5

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

A Organização Mundial de Saúde em 2009 definiu como Escola Promotora da Saúde (EPS) “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”.

Saber +