Projeto de Educação para a Saúde

Início Agrupamento Projetos Educação Para a Saúde

Notícias

Sessões sobre Saúde Mental

No âmbito do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Tábua e da UCC Pedra da Sé, realizaram-se, na semana de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, duas sessões para as turmas do 12º ano no âmbito da educação para a saúde, abordando a temática "Saúde Mental: a ansiedade perante o futuro".

Dado que este é um tema de extrema importância para os jovens, é crucial sensibilizá-los para a identificação dos possíveis fatores que possam originar ansiedade e promover um bom equilíbrio emocional e resiliência, contribuindo assim para uma boa saúde mental e física. Estas sessões foram conduzidas pelos estudantes de enfermagem Ricardo Rodrigues e Rui Chaves, da Escola Superior de Enfermagem de Viseu, em estágio na UCC, e foram muito bem recebidas pela população-alvo.


Sessão de sensibilização sobre Bullying e Cyberbullying

No dia 10 de novembro, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), decorreu uma Sessão de sensibilização sobre Bullying e Cyberbullying. A sessão foi dinamizada pelos Agentes Norberto Marques e Diana Rita da GNR Escola Segura e destinou-se aos alunos do 3.º ciclo da Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta.


Sessões de Prevenção de Substâncias Aditivas

Nos dias 8 e 9 de novembro, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), decorreram Sessões de Prevenção de Substâncias Aditivas (tabaco / álcool / drogas), dinamizadas pelos Agentes da GNR Escola Segura e destinadas aos alunos do 3.º ciclo. As sessões decorreram no auditório da Escola Básica nº2 de Tábua.

No dia 8 os Agentes Marques e Diana Rita sensibilizaram para a problemática os alunos das turmas 7.ºA, 7.ºC e 7.ºD; no dia 9 o palestrante foi o Agente José Neves, tendo como público-alvo os alunos das turmas 7.ºB, 8.ºA e 8.ºC.

Estão previstas sessões para as restantes turmas de 8.º e de 9.º ano nos dias 15 e 31 de janeiro. Em Midões, na Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta, a sessão está prevista para dia 12 de abril."


Sessão "Alergia Alimentar na Escola"

Decorreu no passado sábado, dia 28 de outubro, pelas 10h, no Espaço Cultiva, em Tábua, a Ação de Sensibilização "Alergia alimentar na Escola", promovida pelo Município de Tábua e dinamizada pela UCC Pedra da Sé, na pessoa do Enfermeiro José Coimbra. A ação enquadrou-se no Projeto de Educação para a Saúde (PES) e destinou-se a Docentes e Não Docentes, tendo como objetivos sensibilizar e capacitar a comunidade escolar para a resposta nas situações de alergia alimentar.

logo coordenadora Saúde

RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Ana Margarida Nunes dos Santos

anamargaridasantos@aetabua.pt

Logo do PES

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

A Organização Mundial de Saúde em 2009 definiu como Escola Promotora da Saúde (EPS) “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”.

Saber +

Educação Para a Saúde

foto course_5

No Sistema Educativo, cada vez mais, surgem novos desafios que se colocam: a par do trabalho de gestão de conhecimentos e competências, que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia, organizados em disciplinas. A escola deve, também, educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos. De acordo com o Despacho n.º 12.045/2006 (2.ª série), publicado no Diário da República n.º 110 de 7 de Junho, referente ao Programa Nacional de Saúde Escolar “A escola ocupa um lugar central na ideia de saúde.

Aí aprendemos a configurar as ‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como social, serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes”. (Constantino Sakellarides. in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999).

Ir para o topo da página