Comemoraram-se no AETábua os Dias Erasmus, uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa Erasmus+ e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa.
Este ano, enquadrados no lema "Jogos sem fronteiras e sem barreiras", os Erasmus Days do AETÁBUA , contaram com videochamadas com os alunos dos nossos parceiros internacionais, construção de bandeiras de PT e da UE recorrendo a materiais reciclados, jogos de team building e estratégias motivacionais.
Foram dias de partilha, conhecimento, trabalho de equipa, motivação e muitos, mas mesmo muitos, sorrisos.
Agradecemos ao Clube Europeu do AET, aos docentes envolvidos e aos alunos do Curso Profissional de Técnicos de Turismo.
SEGUIMOS JUNTOS,
EQUIPA ERASMUS+ _AETÁBUA
O AET integra o projeto europeu - ERASMUS + "KA210 – Games of inclusion em parceria com uma escola da Roménia, da Itália e da Turquia. A tónica incide na de promoção de iguais oportunidades, no acesso à educação e às tecnologias, em contextos sociais desfavorecidos. Com este propósito tem sido promovidas diversas atividades que procuram envolver alunos, docentes e encarregados de educação e em última análise a comunidade escolar.
No seguimento da agenda do deste projeto ERASMUS + "KA210 – Games of inclusion -– o Agrupamento de Escolas de Tábua foi anfitrião do workshop de técnicas de motivação" que decorreu de 26 a 30/06/2023 com os parceiros internacionais (um grupo de 15 docentes provenientes de Itália, Roménia e Turquia).
Ao longo deste período foram promovidas diversas atividade pedagógicas no âmbito da Inclusão e da Diversidade com atividades nomeadamente nas áreas da música, literatura, dramatização, artes e escultura, ciência, informática, desporto e cidadania.
Plantamos Sorrisos
Formamos pessoas
Colhemos memórias...
No âmbito do projeto Erasmus +, KA210-SCH – Small-scale partnerships in school education, intitulado “Games of inclusion”, o Agrupamento de Escolas de Tábua, representado por cinco docentes, realizou a segunda mobilidade, agora a Portici – Nápoles (Itália) e teve a oportunidade de participar em mais um encontro com os restantes parceiros envolvidos no projeto (Itália, Turquia e Roménia).
Esta mobilidade integrou cinco docentes do Agrupamento, perfeitamente ajustados aos objetivos do projeto, a saber: Filipe Fonseca (docente/coordenador e responsável/líder da candidatura deste projeto); Paula Courela (docente do curso de Turismo); Antonieta Mesquita (Adjunta do Diretor, coordenadora de projetos do Agrupamento e coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – EMAEI); Beatriz Ferreira (coordenadora de diretores de turma do 2º ciclo e membro permanente da EMAEI); Isabel Marina Sousa (coordenadora do projeto de educação para saúde e responsável pelo gabinete de apoio ao aluno). Dois dos docentes citados já tinham participado na primeira mobilidade realizada no ano letivo transato (à Roménia).
Este projeto permite a todos os docentes (que integram o projeto) a deslocação no espaço da UE para efeitos de trabalho e de aprendizagem, proporciona oportunidades de aprendizagem a todos os seus participantes e apoia a internacionalização e o desenvolvimento institucional da escola, através do contacto com outras realidades e da partilha de experiências, ao nível da docência e da gestão e administração escolares.
A implementação deste projeto promove o desenvolvimento profissional de docentes, da gestão da escola e de outro pessoal educativo, intensifica a criação de redes profissionais em toda a Europa, incentiva a utilização de novas tecnologias e métodos de ensino inovadores, melhora a proficiência linguística na utilização da língua inglesa (de comunicação) e promove a partilha e a integração de boas práticas ao nível do ensino e do desenvolvimento escolar.
Efetivamente, com este projeto pretende-se reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem, através da promoção, nomeadamente, de valores como: inclusão, tolerância, participação democrática e conhecimento e valorização do património e diversidade europeus. Definitivamente, o perfil do profissional e/ou aprendente integrado em projetos Erasmus+ deverá estar associado a alguns destes valores e a outros (relacionados), com especial destaque para a tolerância e não discriminação/inclusão.
Esta está a ser, sem dúvida, uma experiência extraordinária, particularmente gratificante ao nível da interação pessoal e social e do enriquecimento profissional, com possibilidade clara de impacto positivo imediato e futuro na instituição em que os docentes desenvolvem a sua atividade, o AET.
O projeto reforça, indubitavelmente, o processo de capacitação da escola/Agrupamento para a cooperação, preparação de outros projetos de mobilidade de elevada qualidade para toda a instituição e criação do espaço Europeu de Educação.
Ficam alguns registos...
O AET participou na 6 ª edição da atividade Erasmus Days no dia 14 de outubro juntamente com mais 140 escolas portuguesas. Estas atividades consistiram na divulgação do projeto através da observação de um filme em sala de aula, da construção de um logotipo humano e da sessão de apresentação do projeto "Games of Inclusion " para encarregados de educação, professores e entidades, através da plataforma de comunicação Google meet.
Este ano, os Erasmus Days tiveram um novo recorde de participações, foram 6296 eventos em 72 países!
Ficam alguns registos...
O Erasmus + é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Este coloca a tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Neste âmbito, o AETábua integra o projeto europeu KA210-SCH “Games of Inclusion” juntamente com uma escola da Roménia, da Itália e da Turquia. Este decorrerá ao longo dos próximos 2 anos e tem incluído diversas atividades que permitirão envolver docentes, alunos, encarregados de educação e em última análise a comunidade escolar.
De seguida apresentamos o logotipo vencedor no concurso interescolas e o aftervídeo do primeiro encontro online.
O Erasmus + é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
Este coloca a tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Pretende ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas e os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década. Deste modo, a inclusão das pessoas que enfrentam obstáculos no acesso ou que dispõem de menos oportunidades na educação, formação e trabalho é um objetivo fundamental da iniciativa da União Europeia.
O AETábua integra o projeto europeu KA210-SCH “Games of Inclusion” juntamente com uma escola da Roménia, da Itália e da Turquia. Este decorrerá ao longo dos próximos 2 anos e tem incluído diversas atividades que permitirão envolver docentes, alunos, encarregados de educação e em última análise a comunidade escolar.
O problema da desigualdade no acesso à educação é tema central nas diferentes políticas educativas no seio da UE e países parceiros. As rápidas transformações da sociedade ocorreram de modo transversal à situação pandémica e refletiram-se num aumento das desigualdades e nas diferenças de oportunidade.
Os parceiros deste projeto pretendem mitigar esta situação e criar pontes para uma sociedade que inclusiva.