PADDE | PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DAS ESCOLAS

INÍCIO
 
 
DIMENSÃO TECNOLÓGICA
 
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
 
DIMENSÃO ORGANIZACIONAL
 

Início

“O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende, ainda, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. (…)

O desenho de um PADDE numa escola / agrupamento concretiza-se com a descrição do conjunto de objetivos e ações a desenvolver, ao longo de um período de vigência, nas áreas/dimensões consideradas prioritárias: dimensão tecnológica; dimensão pedagógica; dimensão organizacional.“

In Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas – DOCUMENTO DE APOIO


padde-boletim

Boletim Informativo Digital


Acompanhe o processo acedendo à informação publicada pela equipa PADDE.


Boletim Informativo Digital 1 Boletim Informativo Digital 2 Boletim Informativo Digital 3

A equipa PADDE

Joaquim Bispo (Coordenador)

Maria Antonieta Mesquita

Nuno Mendes

José Moura

Pedro Costa

Dimensão Tecnológica


Infraestrutura, equipamento e apoio técnico

Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.


Ações estratégicas


Todos ligados - Escola Digital

  • Dotar 90% dos alunos e docentes do AE com computadores e acessos à Internet.
  • Aumentar o número de equipamentos e outros recursos tecnológicos para as escolas.
  • Atribuir computadores e acessos à Internet aos alunos do AE bem como aos docentes atravês do programa Escola Digital.
  • Instalação de novos videoprojetores atravês do programa Escola Digital.
  • Substituir/reparar/fazer upgrade dos computadores das salas e outros espaços de trabalho.
  • Aquisição de quadros interativos (smartboard) para as salas e outros espaços de trabalho.
  • Criação do espaço LED (Laboratório de Educação Digital)

Ministério da Educação

Operadoras de telecomunicações

Direção

Representante do grupo de TIC

 


Dimensão pedagógica


Recursos digitais

Seleção, criação, e utilização de recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequados aos objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem. Gestão, proteção e partilha responsável de recursos respeitando direitos autorais.


Ensino e aprendizagem

Utilização das tecnologias digitais para melhorar as estratégias de ensino e de aprendizagem.


Práticas de avaliação

Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem.


Promoção da competência digital dos alunos

Conjunto de aptidões, conhecimentos e atitudes que permitem a utilização eficaz, criativa e crítica das tecnologias digitais por parte dos alunos.


Ações estratégicas


Programação e robótica

Melhorar as competências digitais dos alunos para aprendizagem de programação ou robótica.

Aulas de programação e robótica para os alunos do 1.º ao 4.º ano do AET.

Professores Titulares de Turma do 1.º ao 4.º ano

Professor Vítor Mendes

 


Esclarecer para prevenir

  • Dinamizar sessões de esclarecimento sobre a segurança na Internet e propriedade intelectual digital.
  • Familiarizar os alunos com normas básicas e de etiqueta (Netiqueta) na comunicação virtual para ser capazes de colaborar de uma forma apropriada numa comunidade virtual, código de conduta.
  • Sessões de esclarecimento sobre a segurança na Internet e propriedade intelectual digital.
  • Divulgar o concurso Desafios SeguraNet nas turmas do 2.º e 3.º ciclos.

Docentes do grupo disciplinar 550

 


Repositório digital

Continuar a promover o acesso a informação credível e fidedigna aos alunos.

Dinamização/Atualização do repositório/plataforma de conteúdos pedagógicos na plataforma Moodle do AET.

Direção (organização)

Docentes de todos os grupos disciplinares (conteúdos)

Docentes do conselho de turma (Dinamização)

 


Incentivar o uso de recursos digitais

  • Utilizar o Microsoft Teams, em cada disciplina, como sala virtual de apoio ao ensino e avaliação das aprendizagens;
  • Melhorar o processo de ensino/aprendizagem e as competências digitais dos alunos.
  • Analisar os progressos no ensino e na aprendizagem com as tecnologias digitais.
  • Promover a utilização das tecnologias digitais para fornecer feedback em tempo útil aos alunos.
  • Definir em cada Conselho de Docentes/Turma, os dias, para os alunos trazerem o seu kit tecnológico para a escola, de forma a facilitar a dinamização de atividades digitais.
  • Continuação da utilização de aplicações de inquéritos/formulários/quizzes/Kahoot.
  • Continuar a utilizar a Teams como forma de comunicação professor/aluno.
  • Continuar a implementar estratégias de avaliação e autoavaliação/reflexão crítica da aquisição das aprendizagens e dar feedback de forma digital.

Docentes de todos os grupos disciplinares

Professores Titulares de Turma

Docentes do conselho de turma

Dimensão organizacional


Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo

Analisa se a escola facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem.


Liderança

Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.


Um ambiente digital seguro na comunidade educativa

  • Criar um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais.
  • Incentivar os docentes e alunos a participar em projetos nacionais e internacionais com recurso a plataformas e/ou aplicações digitais.
  • Renovar a candidatura ao selo de segurança digital da escola eSafety label.
  • Desenvolver atividades de colaboração em projetos com países parceiros ERASMUS+.

Direção

Coordenadora de Projetos

Coordenador ERASMUS+

 


Academia digital para assistentes operacionais

Capacitar os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.

Formação para os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.

Direção

Grupo disciplinar do 550

 


Academia digital para pais

Aumentar as competências digitais da comunidade educativa.

Formação para encarregados de educação ao nível das competências digitais básicas, segurança, cidadania digital e consumidor digital.

Direção

Grupo disciplinar do 550

Direção-Geral da Educação

E-REDES

 


Potenciar a comunicação digital na comunidade educativa

  • Envolver a comunidade educativa do AET.
  • Aumentar a divulgação da informação/atividades do AET para o exterior.
  • A equipa de comunicação digital implementa o plano de comunicação digital (jornal digital, redes sociais);
  • A direção orienta a atualização da página Web da escola.

Direção

Equipa de Comunicação