PADDE | PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DAS ESCOLAS

INÍCIO
 
 
DIMENSÃO TECNOLÓGICA
 
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
 
DIMENSÃO ORGANIZACIONAL
 

Início

“O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende, ainda, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. (…)

O desenho de um PADDE numa escola / agrupamento concretiza-se com a descrição do conjunto de objetivos e ações a desenvolver, ao longo de um período de vigência, nas áreas/dimensões consideradas prioritárias: dimensão tecnológica; dimensão pedagógica; dimensão organizacional.“

In Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas – DOCUMENTO DE APOIO


padde-boletim

Boletim Informativo Digital


Acompanhe o processo acedendo à informação publicada pela equipa PADDE.


Boletim Informativo Digital 1 Boletim Informativo Digital 2 Boletim Informativo Digital 3

A equipa PADDE

Joaquim Bispo (Coordenador)

Maria Antonieta Mesquita

Nuno Mendes

José Moura

Pedro Costa

Dimensão Tecnológica


Infraestrutura, equipamento e apoio técnico

Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.


Ações estratégicas


Todos ligados - Escola Digital

Dotar 90% dos alunos e docentes do AE com computadores e acessos à Internet.

Atribuir computadores e acessos à Internet aos alunos do AE bem como aos docentes atravês do programa Escola Digital.

Ministério da Educação

Operadoras de telecomunicações

Direção

Representante do grupo de TIC

 


Autonomia elétrica

Dotar todas as salas de aula com tomadas elétricas para a alimentação de equipamento informáticos.

Criar maior capacidade de alimentação de equipamento informáticos, com colocação de tomadas nas salas.

Câmara Municipal

Direção

Dimensão pedagógica


Recursos digitais

Seleção, criação, e utilização de recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequados aos objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem. Gestão, proteção e partilha responsável de recursos respeitando direitos autorais.


Ensino e aprendizagem

Utilização das tecnologias digitais para melhorar as estratégias de ensino e de aprendizagem.


Práticas de avaliação

Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem.


Promoção da competência digital dos alunos

Conjunto de aptidões, conhecimentos e atitudes que permitem a utilização eficaz, criativa e crítica das tecnologias digitais por parte dos alunos.


Ações estratégicas


Práticas de avaliação

Analisar os progressos no ensino e na aprendizagem com as tecnologias digitais.

Utilização de aplicações de inquéritos/formulários/quizzes/Kahoot.

Docentes

 


Comunicação

Promover a utilização das tecnologias digitais para fornecer feedback em tempo útil aos alunos.

Utilizar a Teams como forma de comunicação professor/aluno.

Professores Titulares de Turma

Diretores de turma

Docentes do conselho de turma

 


Programação e robótica

Melhorar as competências digitais dos alunos para aprendizagem de programação ou robótica.

Aulas de programação e robótica para os alunos do 3.º e 4.º anos do AE.

Professores Titulares de Turma do 3.º e 4.º anos

Professor Vítor Mendes

 


Esclarecer para prevenir

Dinamizar sessões de esclarecimento sobre a segurança na Internet e propriedade intelectual digital.

Sessões de esclarecimento sobre a segurança na Internet e propriedade intelectual digital.

Docentes do grupo disciplinar 550

 


Repositório digital

Promover o acesso a informação credível e fidedigna aos alunos.

Criação de um repositório/plataforma de conteúdos pedagógicos.

Docentes de todos os grupos disciplinares (conteúdos)

Biblioteca Escolar (organização)

Docentes do conselho de turma

Dimensão organizacional


Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo

Analisa se o agrupamento facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem..


Liderança

Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.


Ações estratégicas


Capacitação Digital

Promover formação na área da transição digital aos docentes do AE.

Proporcionar formação na área da transição digital aos docentes do AE.

Centro de Formação - CFAE Coimbra Interior

 


O Portal do AET

Tornar o site da escola mais atrativo e intuitivo.

Criar uma página eletrónica nova do Agrupamento.

Direção

 


Selo eSafety Label

Obtenção do selo eSafety Label.

Criar um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digital.

Direção

 


Politíca de segurança digital

Estabelecer medidas para proteger a privacidade, confidencialidade e segurança.

Criação de um plano de política de segurança digital do Agrupamento.

Equipa PADDE

Direção

 


Acessibilidade Web

PObtenção da declaração de Acessibilidade Web.

Certificar a acessibilidade do site da escola através da aplicação acessibilidade.gov.pt.

Direção

 


Academia digital para assistentes operacionais

Formação para os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.

Capacitar os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.

Direção

Grupo disciplinar do 550

 


Academia digital para pais

Formação para encarregados de educação ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.

Participação na 2.ª edição da academia digital para pais, promovida E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação.

Direção

Grupo disciplinar do 550