“O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende, ainda, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. (…)
O desenho de um PADDE numa escola / agrupamento concretiza-se com a descrição do conjunto de objetivos e ações a desenvolver, ao longo de um período de vigência, nas áreas/dimensões consideradas prioritárias: dimensão tecnológica; dimensão pedagógica; dimensão organizacional.“
In Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas – DOCUMENTO DE APOIO
Acompanhe o processo acedendo à informação publicada pela equipa PADDE.
Joaquim Bispo (Coordenador)
Maria Antonieta Mesquita
Nuno Mendes
José Moura
Pedro Costa
Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.
Ministério da Educação
Operadoras de telecomunicações
Direção
Representante do grupo de TIC
Seleção, criação, e utilização de recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequados aos objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem. Gestão, proteção e partilha responsável de recursos respeitando direitos autorais.
Utilização das tecnologias digitais para melhorar as estratégias de ensino e de aprendizagem.
Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem.
Conjunto de aptidões, conhecimentos e atitudes que permitem a utilização eficaz, criativa e crítica das tecnologias digitais por parte dos alunos.
Melhorar as competências digitais dos alunos para aprendizagem de programação ou robótica.
Aulas de programação e robótica para os alunos do 1.º ao 4.º ano do AET.
Professores Titulares de Turma do 1.º ao 4.º ano
Professor Vítor Mendes
Docentes do grupo disciplinar 550
Continuar a promover o acesso a informação credível e fidedigna aos alunos.
Dinamização/Atualização do repositório/plataforma de conteúdos pedagógicos na plataforma Moodle do AET.
Direção (organização)
Docentes de todos os grupos disciplinares (conteúdos)
Docentes do conselho de turma (Dinamização)
Docentes de todos os grupos disciplinares
Professores Titulares de Turma
Docentes do conselho de turma
Analisa se a escola facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem.
Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.
Direção
Coordenadora de Projetos
Coordenador ERASMUS+
Capacitar os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.
Formação para os assistentes operacionais ao nível das competências digitais básicas, segurança e cidadania digital.
Direção
Grupo disciplinar do 550
Aumentar as competências digitais da comunidade educativa.
Formação para encarregados de educação ao nível das competências digitais básicas, segurança, cidadania digital e consumidor digital.
Direção
Grupo disciplinar do 550
Direção-Geral da Educação
E-REDES
Direção
Equipa de Comunicação