Notícias

Início Notícias

Parlamento dos Jovens – Debate com o Sr. Deputado José Carlos Alexandrino

No âmbito do Parlamento dos Jovens decorreu, na segunda-feira, dia 9 de janeiro, pelas 10h30m, no Centro Cultural de Tábua, um debate com o Sr. Deputado da Assembleia da República, José Carlos Alexandrino (PS).

Este ano, o tema é dedicado à Saúde Mental nos Jovens e, no nosso Agrupamento, conta com a participação de sessenta alunos que estão organizados em seis listas de deputados. Das seis listas candidatas à sessão escolar, duas correspondem ao Ensino Secundário e quatro correspondem ao Ensino Básico (duas listas da Escola Secundária de Tábua e duas listas da Escola Básica de Midões).

No dia 9, segunda-feira, os alunos tiveram a oportunidade de adquirirem mais conhecimentos sobre a constituição da Assembleia da República e sobre o seu funcionamento interno, bem como sobre a saúde mental em Portugal.

Parte significativa da sessão foi dedicada às questões colocadas pelos alunos que, prontamente e com imensa disponibilidade, foram respondidas pelos Sr. Deputado que apresentou um discurso de muita proximidade e empatia para com os alunos.

Agradecemos a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Tábua, Dr. Sidónio Costa e da Sra. Adjunta do Diretor, Dra. Antonieta Mesquita.

Estão os nossos alunos de parabéns quer pela sua postura e comportamento, quer pelas questões colocadas e pelo interesse demonstrado na atividade.

As docentes responsáveis pelo Parlamento dos Jovens no Agrupamento:

Maria Isabel Gaspar (Ensino Básico)

Sara Ramos e Susana Castanheira (Ensino Secundário)

imagem 1 do parlamento
imagem 2 do parlamento
imagem 3 do parlamento
imagem 4 do parlamento
imagem 5 do parlamento
imagem 7 do parlamento
imagem 8 do parlamento
imagem 9 do parlamento
imagem 10 do parlamento

Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

Notícia da conclusão de atividades de articulação curricular, 2º Ciclo, no âmbito dos DAC, e com base no tema geral do Agrupamento, “Cidadania para quê… para quem…?”.

  • Dia 13 de dezembro na Escola Margarida Fierro Caeiro da Matta, Midões.
  • Na tarde do dia 16 de dezembro, na EB2 de Tábua.

Realizaram-se apresentações de danças/coreografias, músicas, cantares, foi um términus do 1º período muito animado e divertido, até os alunos mais inibidos participaram ativamente. Terminando as apresentações com um “lanche saudável”, não faltando uma mesinha com produtos sem glúten.

O lanche só foi possível com a colaboração dos encarregados de educação, obrigada.

Coordenadoras da Equipa Educativa

5º Ano – Licínia Matos

6º Ano – Isabel Ferreira

imagem 1 da DAC
imagem 2 da DAC
imagem 3 da DAC
imagem 4 da DAC
imagem 5 da DAC
imagem 6 da DAC
imagem 7 da DAC
imagem 8 da DAC
imagem 9 da DAC
imagem 10 da DAC
imagem 11 da DAC
imagem 12 da DAC

Atividade Planetário

Num contexto diferente da sala de aula, os alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tábua, tiveram a oportunidade de vivenciar de modo interativo, a aprendizagem da Astronomia. As atividades realizadas no dia 13 de dezembro, dinamizadas pelo Clube Ciência Viva na Escola e pelo grupo disciplinar de Física Química, proporcionaram experiências emersivas com projeções a 360º 3D.

foto do Planetário

Dia Mundial do Não Fumador

Para assinalar o dia Mundial do Não Fumador, foi realizada, nas turmas do 6.º ano, nas aulas de ciências naturais, a atividade “Garrafão Fumador”, em que o garrafão simboliza a caixa torácica e o algodão, os pulmões. Pretendemos com isso, mostrar aos alunos os efeitos do fumo do tabaco nos “pulmões” dos fumadores.

Antes da realização da atividade houve uma conversa sobre a efeméride, pretendendo sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos associados ao consumo do tabaco, e desta forma contribuir na sua orientação para escolherem ser sempre NÃO fumadores.

Os alunos mostraram-se muito curiosos, ficando bastante surpresos com o resultado final.

Foram também elaborados e expostos na biblioteca da EB2, marcadores de livros alusivos a esta temática, integrados num concurso que atribuirá um prémio no final do período aos três melhores trabalhos. O júri será constituído pelos docentes do grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais) e pelo representante do grupo de Educação Visual e Educação Tecnológica. Os critérios de avaliação serão baseados na criatividade, na inovação, no mérito artístico e na mensagem sobre o tema designado.

Esta atividade, da qual se juntam algumas imagens, foi realizada na semana de 14 a 18 de novembro.

foto 1 do dia do não fumador
foto 2 do dia do não fumador

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os alunos do 6º ano, envolveram-se na construção de trabalhos que decoraram vários espaços da escola, e que tinham como principal mensagem o alerta para erros alimentares e sugestões para uma alimentação equilibrada. Participaram, ainda, trazendo de casa sandes ecológicas para o seu lanche, que foram apresentadas e analisadas na sala de aula.

Os alunos envolveram-se com empenho e reconheceram que uma boa alimentação aliada a exercício físico moderado são fundamentais para a manutenção da saúde e, concomitantemente, da vida.

Dia da alimentação

ANO LETIVO 2021 / 2022

Projeto "PORTUGAL EM NÓS"

No âmbito do Projeto "Portugal em Nós" dinamizado em articulação pelas disciplinas de Geografia, História e Cultura das Artes e Área de Integração, os alunos da turma 10ºPA - Técnicos de Turismo do AETábua realizaram trabalhos que resultam do conhecimento do território nacional, à luz dos seus olhos.

Tendo como ponto de partida o mapa Orográfico e Batimétrico de Portugal Continental de Amorim Girão (Atlas de Portugal, 1958), os trabalhos foram-se alargando ao Arquipélago da Madeira e dos Açores. Pretendeu-se recriar em tela, com tintas acrílicas, um mapeamento físico de todo o território nacional. Se a aprendizagem é um ato de construção, com este projeto desejou-se tornar o território geográfico português mais significativo para cada um, alargando a literacia geográfica de todos.

Para descontrair, experimente igualmente...

https://online.seterra.com/pt/vgp/3090

https://online.seterra.com/pt/vgp/3317

https://online.seterra.com/pt/vgp/3316


Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de outubro, Dia Mundial do Não Fumador, foi realizado, nas turmas do 6.º ano, nas aulas de ciências naturais, a atividade “Garrafão Fumador”, em que o garrafão simboliza a caixa torácica e o algodão, os pulmões. Pretendemos com isso, mostrar aos alunos os efeitos do fumo do tabaco nos “pulmões” dos fumadores.

Antes da realização da atividade houve uma conversa sobre a efeméride, pretendendo sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos associados ao consumo do tabaco, e desta forma contribuir na sua orientação para escolherem ser sempre NÃO fumadores.

Foram também elaborados e expostos trabalhos alusivos a esta temática, utilizando recortes de embalagens de tabaco, com frases apelativas ao não consumo do mesmo.

Esta atividade, da qual se juntam algumas imagens, foi realizada na semana de 15 a 19 de novembro.