Notícias

Início Notícias

Projeto "PORTUGAL EM NÓS"

No âmbito do Projeto "Portugal em Nós" dinamizado em articulação pelas disciplinas de Geografia, História e Cultura das Artes e Área de Integração, os alunos da turma 10ºPA - Técnicos de Turismo do AETábua realizaram trabalhos que resultam do conhecimento do território nacional, à luz dos seus olhos.

Tendo como ponto de partida o mapa Orográfico e Batimétrico de Portugal Continental de Amorim Girão (Atlas de Portugal, 1958), os trabalhos foram-se alargando ao Arquipélago da Madeira e dos Açores. Pretendeu-se recriar em tela, com tintas acrílicas, um mapeamento físico de todo o território nacional. Se a aprendizagem é um ato de construção, com este projeto desejou-se tornar o território geográfico português mais significativo para cada um, alargando a literacia geográfica de todos.

Para descontrair, experimente igualmente...

https://online.seterra.com/pt/vgp/3090

https://online.seterra.com/pt/vgp/3317

https://online.seterra.com/pt/vgp/3316


Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de outubro, Dia Mundial do Não Fumador, foi realizado, nas turmas do 6.º ano, nas aulas de ciências naturais, a atividade “Garrafão Fumador”, em que o garrafão simboliza a caixa torácica e o algodão, os pulmões. Pretendemos com isso, mostrar aos alunos os efeitos do fumo do tabaco nos “pulmões” dos fumadores.

Antes da realização da atividade houve uma conversa sobre a efeméride, pretendendo sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos associados ao consumo do tabaco, e desta forma contribuir na sua orientação para escolherem ser sempre NÃO fumadores.

Foram também elaborados e expostos trabalhos alusivos a esta temática, utilizando recortes de embalagens de tabaco, com frases apelativas ao não consumo do mesmo.

Esta atividade, da qual se juntam algumas imagens, foi realizada na semana de 15 a 19 de novembro.

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, foram dinamizadas várias atividades no nosso Agrupamento, com o intuito de transmitir aos jovens boas práticas para uma alimentação saudável.

Neste âmbito, foi criado um DAC, com a participação de várias disciplinas, Biblioteca Escolar e Clube Ciência Viva que resultou num trabalho articulado bastante profícuo.

Os alunos do 6º ano, envolveram-se na construção de trabalhos que decoraram vários espaços da escola, e que tinham como principal mensagem o alerta para erros alimentares e sugestões para uma alimentação equilibrada.

O preenchimento de uma Pirâmide Alimentar mediterrânica “ao vivo”, com alimentos naturais trazidos pelos alunos e alguns docentes foi também uma das atividades dinamizadas para comemorar esta efeméride.

Os alunos envolveram-se com empenho e reconheceram que uma boa alimentação aliada a exercício físico moderado são fundamentais para a manutenção da saúde e, concomitantemente, da vida.

Dia da alimentação

Dia Mundial do Animal

No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se comemorou no dia 04 de outubro, os alunos do 5ºano elaboraram trabalhos sobre os seus animais de estimação ou outro qualquer animal, com o objetivo de sensibilizar para o reconhecimento dos animais como seres vivos com direito a um tratamento condigno, contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis.

Em articulação com a Biblioteca Escolar foi feita a leitura de um pequeno texto alusivo a um animal, em português ou em inglês.

Os alunos manifestaram bastante interesse nas atividades, tendo participado com satisfação e empenho.

Dia do animal