No âmbito do Parlamento dos Jovens decorreu, na segunda-feira, dia 9 de janeiro, pelas 10h30m, no Centro Cultural de Tábua, um debate com o Sr. Deputado da Assembleia da República, José Carlos Alexandrino (PS).
Este ano, o tema é dedicado à Saúde Mental nos Jovens e, no nosso Agrupamento, conta com a participação de sessenta alunos que estão organizados em seis listas de deputados. Das seis listas candidatas à sessão escolar, duas correspondem ao Ensino Secundário e quatro correspondem ao Ensino Básico (duas listas da Escola Secundária de Tábua e duas listas da Escola Básica de Midões).
No dia 9, segunda-feira, os alunos tiveram a oportunidade de adquirirem mais conhecimentos sobre a constituição da Assembleia da República e sobre o seu funcionamento interno, bem como sobre a saúde mental em Portugal.
Parte significativa da sessão foi dedicada às questões colocadas pelos alunos que, prontamente e com imensa disponibilidade, foram respondidas pelos Sr. Deputado que apresentou um discurso de muita proximidade e empatia para com os alunos.
Agradecemos a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Tábua, Dr. Sidónio Costa e da Sra. Adjunta do Diretor, Dra. Antonieta Mesquita.
Estão os nossos alunos de parabéns quer pela sua postura e comportamento, quer pelas questões colocadas e pelo interesse demonstrado na atividade.
As docentes responsáveis pelo Parlamento dos Jovens no Agrupamento:
Maria Isabel Gaspar (Ensino Básico)
Sara Ramos e Susana Castanheira (Ensino Secundário)
Notícia da conclusão de atividades de articulação curricular, 2º Ciclo, no âmbito dos DAC, e com base no tema geral do Agrupamento, “Cidadania para quê… para quem…?”.
Realizaram-se apresentações de danças/coreografias, músicas, cantares, foi um términus do 1º período muito animado e divertido, até os alunos mais inibidos participaram ativamente. Terminando as apresentações com um “lanche saudável”, não faltando uma mesinha com produtos sem glúten.
O lanche só foi possível com a colaboração dos encarregados de educação, obrigada.
Coordenadoras da Equipa Educativa
5º Ano – Licínia Matos
6º Ano – Isabel Ferreira
Num contexto diferente da sala de aula, os alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tábua, tiveram a oportunidade de vivenciar de modo interativo, a aprendizagem da Astronomia. As atividades realizadas no dia 13 de dezembro, dinamizadas pelo Clube Ciência Viva na Escola e pelo grupo disciplinar de Física Química, proporcionaram experiências emersivas com projeções a 360º 3D.
Para assinalar o dia Mundial do Não Fumador, foi realizada, nas turmas do 6.º ano, nas aulas de ciências naturais, a atividade “Garrafão Fumador”, em que o garrafão simboliza a caixa torácica e o algodão, os pulmões. Pretendemos com isso, mostrar aos alunos os efeitos do fumo do tabaco nos “pulmões” dos fumadores.
Antes da realização da atividade houve uma conversa sobre a efeméride, pretendendo sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos associados ao consumo do tabaco, e desta forma contribuir na sua orientação para escolherem ser sempre NÃO fumadores.
Os alunos mostraram-se muito curiosos, ficando bastante surpresos com o resultado final.
Foram também elaborados e expostos na biblioteca da EB2, marcadores de livros alusivos a esta temática, integrados num concurso que atribuirá um prémio no final do período aos três melhores trabalhos. O júri será constituído pelos docentes do grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais) e pelo representante do grupo de Educação Visual e Educação Tecnológica. Os critérios de avaliação serão baseados na criatividade, na inovação, no mérito artístico e na mensagem sobre o tema designado.
Esta atividade, da qual se juntam algumas imagens, foi realizada na semana de 14 a 18 de novembro.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os alunos do 6º ano, envolveram-se na construção de trabalhos que decoraram vários espaços da escola, e que tinham como principal mensagem o alerta para erros alimentares e sugestões para uma alimentação equilibrada. Participaram, ainda, trazendo de casa sandes ecológicas para o seu lanche, que foram apresentadas e analisadas na sala de aula.
Os alunos envolveram-se com empenho e reconheceram que uma boa alimentação aliada a exercício físico moderado são fundamentais para a manutenção da saúde e, concomitantemente, da vida.
No âmbito do Projeto "Portugal em Nós" dinamizado em articulação pelas disciplinas de Geografia, História e Cultura das Artes e Área de Integração, os alunos da turma 10ºPA - Técnicos de Turismo do AETábua realizaram trabalhos que resultam do conhecimento do território nacional, à luz dos seus olhos.
Tendo como ponto de partida o mapa Orográfico e Batimétrico de Portugal Continental de Amorim Girão (Atlas de Portugal, 1958), os trabalhos foram-se alargando ao Arquipélago da Madeira e dos Açores. Pretendeu-se recriar em tela, com tintas acrílicas, um mapeamento físico de todo o território nacional. Se a aprendizagem é um ato de construção, com este projeto desejou-se tornar o território geográfico português mais significativo para cada um, alargando a literacia geográfica de todos.
Para descontrair, experimente igualmente...
https://online.seterra.com/pt/vgp/3090
https://online.seterra.com/pt/vgp/3317
https://online.seterra.com/pt/vgp/3316
No dia 17 de outubro, Dia Mundial do Não Fumador, foi realizado, nas turmas do 6.º ano, nas aulas de ciências naturais, a atividade “Garrafão Fumador”, em que o garrafão simboliza a caixa torácica e o algodão, os pulmões. Pretendemos com isso, mostrar aos alunos os efeitos do fumo do tabaco nos “pulmões” dos fumadores.
Antes da realização da atividade houve uma conversa sobre a efeméride, pretendendo sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos associados ao consumo do tabaco, e desta forma contribuir na sua orientação para escolherem ser sempre NÃO fumadores.
Foram também elaborados e expostos trabalhos alusivos a esta temática, utilizando recortes de embalagens de tabaco, com frases apelativas ao não consumo do mesmo.
Esta atividade, da qual se juntam algumas imagens, foi realizada na semana de 15 a 19 de novembro.